TCHERVEJA  
 

O Tcherveja (clube gaúcho de colecionáveis cervejeiros) fundado em 1994, tem como missão o fomento cervejeiro. Com ênfase nas embalagens, através de um dos dois maiores acervos de colecionáveis cervejeiros do Brasil (o outro está em São Paulo), o clube firmou-se uma entidade formadora de opinião no segmento. As atuações de tchervejeiros precursores do renascimento cervejeiro, através do desenvolvimento da cultura cervejeira, impulsionaram ainda mais essa valorização, com o conseqüente reposicionamento da cerveja no mercado e no gosto da população.

Todo esse processo resultou na diversidade de marcas e tipos de cerveja que encontramos, hoje, nas gôndolas dos supermercados – sejam nacionais ou importadas. Ainda que cervejas comemorativas (ou bebemorativas) alusivas à eventos patrocinados por cervejarias, vemos também, novos tipos de embalagens, e o aprimoramento das técnicas de venda e acondicionamento. Ao passo que está renascendo a cerveja artesanal - regionalizada - nos mesmos moldes antigos, na identificação da cultura local, contrária à globalização dos oligopólios das cervejarias multinacionais.

A sede é itinerante – leia-se em duplo sentido! Percorre os endereços das coleções de seus presidentes (durante a gestão), todavia reúne seus membros em bares e restaurantes da capital que tenham uma qualidade cervejeira aprovada pelo clube. Os encontros são mensais, em toda a primeira Segunda-feira do mês, e abertos ao público. Os locais são divulgados pelo sítio do Tcherveja (www.tcherveja.com.br) e pelo Informatchê! (que é o informativo eletrônico), e novos sócios adquirem, com facilidade, a carteirinha de tchervejeiro com vantagens referentes à cerveja e tudo mais! O clube tem uma agenda de eventos fechados durante todos os meses do ano, sendo que no segundo trimestre, promove, desde 2000 (desde o início do século!), o Encontro de Colecionáveis Cervejeiros (Mercosul e Europa) - evento aberto ao público, tendo acontecido em shoppings centers da capital. Durante um fim-de-semana ocorrem inúmeras atividades destinadas aos amantes da cerveja, como leilão de itens brewerianos raros, palestras, degustações, e mostra cultural da cerveja (geralmente aos Sábados em praça de eventos do shopping). O evento conta com a participação de colecionadores dos maiores clubes de colecionismo cervejeiro do mundo. A maioria oriunda de países europeus, como Alemanha, Polônia, Áustria, Espanha, e Itália; e países americanos como Argentina, Chile, e Peru. No Brasil, temos a visita de representantes de diversos estados.

O Tcherveja tem participação ativa no fomento cervejeiro, sendo convidado a lançamentos de produtos e/ou estabelecimentos cervejeiros, além de efetuar palestras, e divulgar matérias sobre o “pão líquido” nas diversas mídias. O clube desenvolveu uma grife que já produziu itens com quase todas as grandes marcas de cerveja do mercado. E, para uma prospecção do grande público faz divulgações pelo mascote “Cevadinho” (encontrado no Orkut pela palavra ‘Tcherveja’) Para continuarmos crescendo junto à cerveja, estamos sempre à procura de novos parceiros desse segmento. Com certeza e com cerveja brindamos a transformação de um prazer (ou lazer) em uma instituição que aprimora o mesmo. Logo, formamos um círculo vicioso – no bom sentido da expressão!


Informações relevantes:

Por não haver segmento específico, aglutinam-se ao Tcherveja colecionadores de outras bebidas, como refrigerantes, que geralmente são vendidos no mercado junto à cerveja.

Item breweriano é o mesmo que item ou colecionável cervejeiro. O termo “brew” é um verbo inglês que se utiliza para expressar fabricação de cerveja, logo os itens brewerianos são todos os tipos de colecionáveis cervejeiros.

Tchervejeiros são os sócios do Tcherveja.

Fale corretamente o nome do clube. É TCHERVEJA e não Tchê! CERVEJA. Memorize o certo. TCHERVEJA!

 

Colecione e beba cerveja com elegância!
Divulgue o Tcherveja.